terça-feira, 31 de maio de 2011

Não inverta a equação

O evangelho fala de Jesus. E de qualquer coisa que se relacione ou possa vir a se relacionar com a pessoa de Jesus. Se fala de obediência, fala da obediência de Jesus. Se fala de dinheiro, fala do dinheiro como obstáculo ou meio de serviço para Jesus.

A mensagem é uma equação, com uma só direção, que corresponde ao seguinte teorema:

Aproxime-se de Deus para acertar sua vida.

E não, não e não:

Acerte sua vida antes de se aproximar de Deus.

O resultado disso será desastroso. O segundo teorema é aquele que o apóstolo Paulo dedicou sua vida a derrubar. É o teorema da justiça própria, da santidade aparente, da espiritualidade como aparência. Troca-se Deus pelo verniz. Ninguém fabrica mais verniz que o religioso à Dalai Lama. Troca-se Deus por decência e limpeza. O reino de Deus é alcançado pelos limpinhos e arrumadinhos.

Mas veja os amigos de Jesus. (E amizade, saibam que é um tipo de sacerdócio, o mais desprezado de todos, mas que foi exercido por Abraão, Moisés e Davi, todos amigos de Deus.) Os amigos de Jesus eram gente socialmente desajustada. Eram, como Jesus mesmo disse, os doentes e perdidos.

Quem baseia sua justiça na obediência - como no caso do segundo teorema -, e não na confiança na cruz de Cristo, passa perfume em vez de tomar banho. É isso que quer dizer sepulcro caiado: é o mesmo que minha mãe chama de "banho de gato". Você finge que se lavou. Molha o cabelo e sai pra rua.

Agora, aos socialmente desajustados, que não podem esconder que são esquisitos e sujinhos, só resta Jesus. A conversão é essa tomada de consciência. Quando você desiste de ficar se limpando como pode, abusando de perfume para dissimular o mau cheiro, e deixa o próprio Deus te limpar.

Tem uma canção do Exército da Salvação que diz: "There may be flies on you and me, but there are no flies on Jesus" ("Pode haver moscas em mim e em você, mas não há moscas em Jesus"). Eis a suma do evangelho.

O homem, mesmo limpo, se suja se entra em contato com o que está sujo. Mas Deus, em contato com o sujo, o limpa. Ele é o Limpo. Não invertamos a equação. Não nos limpemos para tocar o Limpo, mas deixemos que o Limpo nos toque para nos limpar.

E como fazer isso em termos práticos, afinal de contas? A vontade de Deus é que leiamos sua palavra e oremos o tempo todo. Orar o tempo todo é fingir que você é criança, tem um amigo imaginário e fala com ele o tempo todo. Está no ônibus, fale com ele. Está no banho, fale com ele. O resto ele fará. O Limpo nos limpará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voz que reclama

Bem-aventurados