terça-feira, 31 de maio de 2011

Dentre os mortos

Mea culpa sobre a longa ausência. Minha ideia era deixar os dozes passos aí abaixo como fundamento suficiente para qualquer descontente e incompreendido que circule anônimo pelos corredores da igreja descobrir que as coisas são assim mesmo, você não está sozinho, etc e tal. Mas, do que eu disse, muito pode ser mal interpretado, como tanta coisa vem sendo mal interpretada, da boca de gente muito, muito melhor e mais precisa. Além disso, reconheço que parte do que escrevo sobre a igreja é realmente pessimista: eu sei que a gente pode ser diferente, esse a gente sendo a igreja de Cristo.

A igreja é o pior lugar do mundo, como hospitais (inclusive ou principalmente os psiquiátricos) são o pior lugar do mundo para quem está são. Mas a igreja é o melhor lugar do mundo, como os hospitais, quando você está doente, afinal é lá que você vai ser curado ou morrer de vez; e se morrer, estará com Cristo. Muitos têm sido feridos, mas muito mais têm sido curados. Doentes cuidando de doentes dá nisso: cedo ou tarde, alguém tosse em alguém, e a infecção se alastra. Mas, apesar de tudo, o médico está passando pelos quartos. E ele precisa de enfermeiros, mesmo convalescentes.

E nós temos o principal, falamos do principal: a palavra é o fundamento. Evangelho é ensino, e temos que ensinar. É isso que tem ardido em meu coração, como se diz. Explicar o evangelho no que ele tem de mais simples e emancipador. O problema da palavra emancipação é que sua principal conotação atualmente é política, mas o evangelho não é só isso. Ele tem seu jeito de fazer política. (Esperemos falar disso adiante.) Mas o evangelho emancipa consciências, e isso é o mais importante. Dito assim, fica vago, por isso a necessidade de continuar falando, explicando, desenvolvendo.

No momento, deixo a FÓRMULA MÁGICA da vida cristã. Serve para qualquer um, para o mais frio, endurecido e cético dos incircuncisos, fariseus, publicanos, gentios e corintianos. Leia a bíblia todos os dias orando fervorosamente e o próprio Senhor Jesus Cristo vai falar com você, sem mediadores duvidosos. Abra a bíblia e ore: Senhor, aqui está sua palavra, em minhas mãos; fala comigo, porque preciso conhecer o Senhor. Não há oração mais justa que essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voz que reclama

Bem-aventurados