quarta-feira, 28 de abril de 2010

1. Método ou como é que eu fiz

Vamos ao culto aos domingos. Cumprimentamos os irmãos, louvamos a Deus, ouvimos a pregação, participamos da ceia. Saudamos com "A paz do Senhor!" e dizemos "Amém!". Mas cultos duram duas, três horas, no máximo. E depois? Depois é a escuridão da rua, quando no relógio são nove da noite. E amanhã é segunda-feira.

Onde é que estamos pisando? Se não perceberam, essa é uma questão de método. Viver é uma questão de método. Você para e analisa sobre o que tem se baseado. O filósofo pergunta quais são os pressupostos; a gente pergunta quais são as nossas crenças. Ou no que você confia, porque o conteúdo dessa resposta é o terreno sobre o qual você está caminhando (Mateus 7.24, 25).

Temos que fazer afirmações temerárias, do tipo que nos jogam lá pra frente, só pra então retornar procurando testar e fundamentar o que foi dito. O truque é saltar no escuro e se adiantar até uma distância a que só chegaríamos depois de muito tempo, se é que chegaríamos. Essas afirmações que por ora não podemos provar serem verdadeiras pelo menos nos fornecem uma direção. Já sabemos para onde ir. Pensar com ousadia é pensar como quem salta. E o salto é fé, que tem de ser criativa e imaginativa.

Ouvir a Palavra e praticá-la. O texto é o fundamento. Eis a parte do ouvir. Mas falta o praticar, que é quando botamos o texto em funcionamento. Tenta-se com isto ilustrar essa parte. Praticar a Palavra é atualizá-la, já que Jesus veio para todos e os discípulos já não são judeus nem vivem na Palestina sob César; já que se passaram dois mil anos e os discípulos somos nós. O "nós" é o principal aqui.

A quem está de fora eu só posso parafrasear Pascal e convidar a fazer uma aposta. Tudo começa com essa aposta.

4 comentários:

  1. Olá, pessoas :)

    Depois que li tudo lembrei da frase do Mestre:

    "... ora, se sabeis essas coisas, bem aventurados sois se as praticardes".

    Quanto ao texto em si, gostei muito da sequência. Pena que muitos ficam só na primeira parte. Ou seja, apenas vão aos cultos de domingo... E pronto! Quer dizer, e ponto rss Acumulam-se bônus para um lugarzinho legal no céu.

    Abs,

    R.

    ResponderExcluir
  2. vc me viu! como pode nao ter falado comigo, meu deus?

    ResponderExcluir
  3. Não escreve mais, hermano? Ou está postando em outros blogs?

    ResponderExcluir

Voz que reclama

Bem-aventurados