domingo, 5 de junho de 2011

Pecado

Você sabe qual é o seu pecado. Eu não preciso apontá-lo. Você mesmo, em seu coração, se acusa e se condena. Meu papel é dizer o que você tem de fazer com essa culpa. O que você tem de fazer com o seu pecado. Você precisa levá-lo a Jesus. A Jesus. E não a mim. E não ao pastor. E não ao padre.

Você precisa confessá-lo a Jesus e Jesus te perdoará e te libertará. Porque o pecado é um vício. E, por causa desse vício, cometemos abusos contra as pessoas e contra nós mesmos. Mas ele é a cura. Ele é a nossa felicidade e a nossa satisfação. Não deixe que mais nada seja a sua felicidade. Não deixe que mais nada te satisfaça. Nosso maior pecado é desprezar Deus e ocupar o lugar dele em nossas vidas com um bando de falsos e ridículos substitutos: sexo, dinheiro, bebida, trabalho, fama, filhos, chocolate, eu, você. Até chocolate. Somos muito burros.

Os falsos deuses do Antigo Testamento eram deuses da fertilidade. Fertilidade é o nome antigo da prosperidade. Baal era um deus da prosperidade. Determinamos o valor das coisas com base no dinheiro. Saber se uma coisa vale a pena ou o sacrifício é perguntar: Quanto custa? Quanto eu vou ganhar com isso? A pergunta pelo valor é uma pergunta pelo valor monetário.

Nosso maior pecado é a idolatria. Mas hoje não se trata de Baal. Hoje se trata de fama e sucesso. A verdade bíblica sobre os ídolos é que eles não podem nos satisfazer e, enquanto nos enganamos a seu respeito, eles nos devoram, exigindo sacrifícios constantes e cada vez maiores. Horas na academia em busca do corpo perfeito. Horas no trabalho em busca de sucesso corporativo. Pensamentos autodestrutivos porque não nos aceitamos como somos nem chegamos aonde deveríamos ter chegado. Quanta violência cometemos contra nós mesmos porque queremos nos adequar a um padrão. Eu lhes digo que esse padrão é um padrão de Baal. Esse padrão é um ídolo.

A televisão é um grande Moloque a quem sacrificamos as crianças e os adolescentes. Comerciais, programas, videoclipes, filmes e seriados dizendo que eles não são bonitos o bastante, magros o bastante, legais o bastante. A ideia é que eles precisam ser magros, bonitos e bem-sucedidos. Tudo para vender alguma porcaria de que não precisamos. Mas se nos vestirmos assim, comermos isto e tivermos aquilo, então seremos completos. Seremos satisfeitos. Seremos felizes. São os profetas de Baal fazendo falsas promessas à gente de coração esvaziado. Não deixe que te enganem. Não se engane. Não engane as pessoas.

Comer chocolate não é pecado. Buscar satisfação fora de Deus sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voz que reclama

Bem-aventurados